segunda-feira, 4 de maio de 2009

* LANCHAS ENCURTAM DISTÂNCIAS

Foto: Schaefer Yachts
O empresário gaúcho Airton Oppitz escolheu há muitos anos passar o verão com a família em Florianópolis. Durante a semana, o diretor-presidente do Grupo Cequipel, que possui a maior fábrica de móveis escolares da América Latina, trabalha em São José dos Pinhais, Paraná. Na sexta-feira, dirige rumo à Canasvieiras, onde ficam a mulher e os três filhos. Recentemente, Oppitz adotou outra estratégia para encontrar a família: usa a sua Phantom 345, da Schaefer Yachts, para não perder mais tempo. ‘’Sempre pegava trânsito, na Beira-Mar, na ponte, em Canasvieiras. Do posto da Polícia Rodoviária Federal, em São Miguel, até onde a minha família fica, levava uma hora de carro’’, conta o empresário, que tem 55 anos.

A economia de tempo se dá pela diminuição de 60 quilômetros na distância percorrida. Conforme Airton, o trajeto de Biguaçu até Florianópolis é tem uma estrutura de ferradura, cortando em uma linha reta de 10 quilômetros por água, quando temos 70 quilômetros por terra. A mudança tem tudo a ver com os serviços oferecidos pelas marinas de Biguaçu. Segundo o empresário, que deixa a sua lancha na 3 Mares, de São Miguel, a estrutura de apoio é muito boa. ‘’Venho de carro e, quando estou em Camboriú telefono, eles abastecem o barco, que está na água me esperando quando chego. Em 20 minutos estou em Canasvieiras. Saio de São José dos Pinhais ao meio-dia, umas 15h30 estou em Biguaçu e tenho até as 19h30 de claridade, mais um dia de lazer com a família’’, comemora.

O motivo de Oppitz, que tem uma lancha de 34,5 pés, ter escolhido Biguaçu para abrigar a sua embarcação é que as marinas da Capital não removem barcos acima de 30 pés. ‘’O atendimento é muito acima do que eu imaginava. O barco fica no mar sexta, sábado e domingo. Eles tiram da água, lavam e limpam. O sistema em Biguaçu é ótimo, pela logística, esse tipo de uso esportivo e lazer vêm desenvolvendo enormemente as marinas de Biguaçu’’, acredita Airton.

Hobby começou há 30 anos 

Aos 25 anos, Airton comprou um barco com um amigo de São Paulo chamado Afrânio, mas tempos depois adquiriu o seu. Mesmo tendo lancha há 25 anos, o empresário começou a usar a embarcação como meio de transporte somente neste verão. ‘’Estou muito satisfeito. Antes trazia para a praia e passeava com a família’’, conta Oppitz, que há dois meses é dono de uma Phantom 345, que possui dois motores a diesel de 270 cavalos cada um, com capacidade para 700 litros de combustível e autonomia de 600 quilômetros. O hobby custa R$ 1 mil por mês, entre gastos com marina, limpeza e marinheiros. ‘’O combustível é por fora. Você coloca quando usa’’, avisa.

Paixão e respeito pelo mar

A sensação de navegar é indescritível, estar em alto mar é uma verdadeira paixão para o empresário, que recomenda a atividade para todos. ‘’A sensação de liberdade é muito grande, com o vento batendo no rosto, você tem o contato direto com a natureza, sem contar que não tem nenhum farol nos seus olhos. É um hobby que eu recomendo por ser saudável, seja à vela ou a motor’’, assinala o diretor-presidente do Grupo Cequipel. Para pilotar uma embarcação, de acordo com Airton, é preciso uma noção de vento e ter cuidado para ir às praias abrigadas, protegidas do vento. ‘’Tem gente que compra o barco e acha que pode sair andando. É preciso conhecimento, estar atento a tempestades de verão e se informar na marina. Ela só avisa, não impede a irresponsabilidade, por isso é preciso acreditar nela’’, adverte o empresário, que dispensa marinheiro, ao contrário da maioria dos proprietários de grandes embarcações. Mesmo com toda a experiência adquirida através dos anos, Oppitz mantém o respeito pelo mar ‘’Barco com o tamanho do meu são poucas pessoas que pilotam. Quanto mais anos no mar, mais medo e respeito tenho por ele. Isso resume tudo’’, finaliza.

Foto: Schaefer Yachts
Raio-x Phantom 345 

Uma lancha que já nasceu campeã de vendas. 

Sofisticada, moderna, elegante e confortável. 

Feita para navegar nos mares do Brasil.

2 motores 275 com cavalos (cada)
GPS
Fogão elétrico
Ar-condicionado
Gerador
Guincho
Som
Bússola
Farol com controle remoto
TV e DVD
Microondas
Geladeira
Duas camas de casal
Chuveiro com água quente
Frigobar

Daniel Silva - Jornalista - (48) 9615-3995
Notícias do Dia Biguaçu

Comente com o Facebook:

Nenhum comentário: